Chuveiro Lorenzetti Top Jet eletrônico


    Desmontei esse chuveiro meu e o troquei porquê comparando com outros de mesma potência ele não aquecia tanto quanto os outros, depois de trocar desmontei pra ver o que tinha nele.
   


    A parte eletrônica é velha conhecida, um circuito que muda a tensão rms na resistência por meio de alteração do ângulo de condução de um triac, mesmo circuito encontrado em dimmer.
    O triac troca calor com a água do chuveiro que passa na tubulação, e dessa forma a temperatura é reduzida, sem uso de nenhum dissipador.
    Ao verificar o código do triac, um BTB24-400 notei algo estranho, como poderiam ter colocado um triac para, no máximo 25A rms num chuveiro que deveria consumir 43A para os 5500W do chuveiro em 127V?


    Fui então medir o valor da resistência no chuveiro com multímetro a 4 fios.


   Encontrei um valor de resistência de 11,836 ohms, que fazendo as contas para 127V, chegamos na potência real de 1330W (adotando 3V para queda de tensão no triac), esse valor corresponde a apenas 24% do declarado na especificação de 5500W.
   Refazendo a conta para 220V, obtemos a potência de 4033W, muito mais próximo à potência desse mesmo chuveiro quando comprado para 220W (4400W).
   Uma coisa é fato, esse chuveiro não aquece o que declara em sua embalagem, por enquanto não se pode afirmar se esse é um erro de fabricação isolado ou não. 

  


0 comentários:

Postar um comentário